05/02/2013

Quiche de beterraba, espinafre e queijo de cabra


Depois de ter feito uma quiche pela primeira vez na vida, resolvi repetir a dose, mas desta vez com massa e recheio diferentes e a ajuda da Cissa.

A ideia desta quiche surgiu assim que a vi receita no DigaMaria, achei muito interessante a mistura de ingredientes e fiquei curioso para experimentar (principalmente por conter beterraba, uma das minhas comidas preferidas). Quando a Cissa me questionou o que faríamos de almoço no domingo, eu mostrei a ela a página e a aceitação da sugestão foi imediata. Aí foi só comprar os ingredientes e preparar o nosso almoço, completado com risoto de açafrão e brócolis com gengibre na manteiga.

Mesmo após algumas trapalhadas na cozinha, conseguimos terminar todos os pratos e experimentar o resultado final. Apesar de os sabores se destacarem e combinarem muito bem entre eles, eu achei que faltou um pouco de tempero, talvez um pouco a mais de sal fosse necessário. Mas nada que tenha comprometido a nossa refeição e que pudesse ter classificado nossa tentativa como um insucesso.

Nós procuramos seguir ao máximo a receita, exceção feita à quantidade de ovos e creme de leite no recheio, já que nossa assadeira era um pouco menor, e à não utilização da farinah de trigo integral, que não havia em casa.

RECEITA


2 xícaras de farinha de trigo branca
3 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de azeite)
3 gemas
1 xícara de creme de leite
1 xícara de queijo de cabra cortado em cubinhos
4 ovos
6 xícaras de espinafre desfolhado
6 beterrabas pequenas ou 3 médias pra grandes
Pimenta do reino
Noz-moscada
Azeite
Sal

Em uma tigela, coloque a farinha, a manteiga, as colheres de azeite, as gemas e o sal. Misture com as pontas dos dedos até a massa dar liga. Reserve na geladeira.

Lave e corte as beterrabas em quatro partes. Coloque-as sobre uma folha de papel alumínio e tempere com azeite. Dobre o papel laminado e feche as bordas formando um envelope vedado. Leve ao forno e asse até ficarem macias. Retire do forno e espere esfriar até que seja possível manuseá-las. Descasque e reserve.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e refogue o espinafre com uma pitada de sal. Ele irá soltar água, espere até que ela evapore. Retire do fogo e reserve.

Bata os 4 ovos com o creme de leite e tempere com pimenta do reino, noz-moscada e sal.

Retire a massa da geladeira e abra sobre uma forma de aro removível. Despeje a mistura de ovos sobre a forma forrada coma a massa e distribua a beterraba, o espinafre e os pedaços de queijo no recheio.

Leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 30 minutos ou até que o centro esteja firme e as bordas douradas. Agora é só servir e saborear esta ótima quiche.

Para acompanhar a refeição, um gostoso vinho branco da África do Sul.

2 comentários:

  1. Adorei saber que vocês fizeram, gostaram E postaram! ;)
    Obrigada por terem ido me contar. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria. Obrigado pela visita.
      Sempre que fizermos alguma das suas receitas postaremos por aqui.

      Beijo,

      Lucas

      Excluir