26/06/2012

Lombo na panela de pressão


Quando nós vamos para o interior, nossos almoços aos domingos são sempre em duas etapas. A primeira na casa dos pais da Cissa, onde o almoço sai cedo e tem poucas pessoas à mesa. A segunda é na casa da minha mãe, onde a refeição demora mais para ficar pronta e há fartura de comida e familiares à mesa (10 pessoas, em média).

Normalmente o preparo fica por conta da minha mãe, da minha tia e do meu tio, que sabe cozinhar carnes como poucos. E foi justamente quando ele preparou esta receita que eu experimentei pela primeira vez esta delícia. Então, quando eu e a Cissa escolhemos o cardápio do nosso almoço em São Paulo, resolvemos fazer algo com carne de porco e decidimos preparar a receita do meu tio.

De diferente do original, apenas o alecrim que eu adicionei e deu um gosto excelente na carne.

RECEITA

1 peça de lombo temperada
Alecrim
3 cebolas
Manteiga

Corte as cebolas em rodelas grossas (uma cebola em 3 rodelas é o ideal) e forre o fundo da panela de pressão. Coloque a peça de lombo e disponha pedaços da manteiga por cima da carne. Acrescente alecrim a gosto (de preferência um galho inteiro, sem separar as folhas).

Feche a panela e deixe cozinhar em fogo médio por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo, retire a pressão, destampe e adicione uma concha de água fervente. Cozinhe por outros 20 minutos e repita a operação, virando o lombo antes de adicionar a água.

Novamente, deixe cozinhar por outros 20 minutos e repita o procedimento de retirar a pressão e adicionar água. Por fim, cozinhe por mais 10 minutos. E finalmente estará pronto o lombo na panela de pressão.

O aspecto das cebolas que ficam no fundo da panela não será dos melhores; elas estarão completamente escuras, porém deliciosas. Por isso, não as joguem fora e se deliciem com elas.

Para acompanhar: arroz vermelho com calabresa e bacon, salada de rúcula e um vinho Bordeaux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário