14/02/2012

Risoto de açafrão

Esta receita foi o que preparamos para acompanhar nosso Bauru de assadeira.

Como disse anteriormente, nos inspiramos em várias fontes para prepararmos nossos almoços e o dessa vez a ideia veio do livro que eu me dei de presente de natal – “Os Segredos de Gordon Ramsey”. Entre tantas opções apresentadas escolhemos uma que é uma das comidas preferidas da Cissa: risoto.

Seguindo as dicas do renomado chefe britânico, nós preparamos o nosso prato deste post.

RISOTO DE AÇAFRÃO

300g de arroz arbóreo
1 colher de chá de açafrão
Salsinha
Cebolinha
8 conchas de caldo de galinha
Sal
6 colheres de sopa de vinho branco seco
Queijo tipo grana ralado
1 colher de sopa manteiga

Antes de cozinhar o risoto, prepare a água de açafrão. Misture 1 colher de chá de açafrão com 4 a 6 colheres de água fervente, dependendo de quão intenso você deseja o gosto do açafrão.

Em uma panela ferva cerca de 300 ml d’água com uma colher de chá de sal e escalde o arroz por cerca de 5 minutos. Escorra e transfira para outro recipiente.

Refogue o arroz em um pouco de azeite, acrescente o vinho e vá mexendo até secar. Adicione uma concha do caldo de galinha e deixe secar sem parar de mexer. Repita esta operação até completar 8 conchas ou o arroz estiver al dente (nota: como o arroz foi escaldado previamente, este processo leva apenas cerca de 10 min e não os habituais 20 min). Coloque a água de açafrão, o queijo ralado e a salsinha e a cebolinha picadas; misture bem.

Desligue o fogo, coloque a manteiga e mexa para deixar o risoto cremoso.


Agora é só servir com um pouco de queijo ralado por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário